sexta-feira, 25 de junho de 2010

LIBERDADE RELIGIOSA

ENCONTRO RELIGIOSO EM CHARQUEADAS

Ontem, 24/06/10, tive a oportunidade de participar de um jantar no município de Charqueadas que teve como objetivo conscientizar os religiosos de matriz afro e de Umbanda da importância dos terreiros se unirem para obter conquistas de ordem coletiva, bem como a regularização dos mesmos diante as prefeituras municipais. Dentre os participantes do encontro podemos salientar Pai Pedro de Oxum de porto Alegre, Pai Reis - Presidente da Aliança Charqueadense, Pai Claudio - Presidente do Conselho Afro de São Jerônimo. O encontro teve um número expressivo de participantes e foi uma iniciativa do vereador Luis Paulo de Charqueadas sob a organização de Mãe vera - assessora do vereador. Na oportunidade houve palestra dos técnicos do CTA de Charqueadas com o objetivo de mais uma vez convocar os religiosos para engajarem-se na luta contra a Aids. Espero que o encontro tenha sido de valia a todos e que nossa religião comece a tomar um novo rumo na região carbonífera. Posso dizer que foi gratificante para mim esplanar sobre o Conselho Afro de São Jerônimo e saber que nosso município hoje é exemplo de organização para o Estado. Meus parabéns aos organizadores e participantes.

terça-feira, 8 de junho de 2010

UM CAMINHO PARA CONSCIENTIZAÇÃO


Em dezembro de 2009 tive a oportunidade de participar na cidade de Charqueadas do I Fórum da Região Carbonífera sobre a prevenção das DST/AIDS. O evento foi promovido pelo CTA de Charqueadas sobre o comando da Drª Lori. Na ocasião estiveram presentes representantes de nove credos religiosos, os quais debateram junto com os organizadores sobre o que cada credo fazia em prol da prevenção do virus HIV/AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis. O trabalho foi de grande valia, uma vez que proporcionou aos presentes um esclarecimento técnico sobre o assunto e agregou os diferentes credos e os uniu para que juntos auxiliem o CTA no combate a AIDS. Então quero registrar que durante este ano de 2010, as diversas religiões encontradas na Região Carbonífera estarão em campanha de prevenção da AIDS, e em breve estará sendo distribuído folders nos municípios da Região e que todo o processo culminará com uma caminhada na cidade de Charqueadas no dia 1º de dezembro, com a presença dos diversos credos religiosos. Quero então deixar aqui meu convite a todos os adeptos dos cultos afros e de Umbanda que se juntem a nós nesta luta e caminhada.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A UMBANDA EM SÃO JERÔNIMO


A Umbanda surgiu no Brasil no ano de 1908, através do médium Zélio Fernandino de Moraes, em Niterói, Rio de Janeiro. Desde então foi se propagando pelo país. Em 1926 chega ao Rio Grande do Sul, através de Otacílio Charão que instalou o primeiro terreiro do estado. Em 1932 chega a capital do Estado pelo senhor Laudelino de Souza Gomes. No município de São Jerônimo chega por volta dos anos quarenta. Segundo informações a Umbanda chegou em nosso município através da senhora Dejanira, a qual atuava também como parteira. Desde então a Umbanda foi crescendo e se proliferando no município. Dentre os nomes que fizeram a história da Umbanda em São Jerônimo podemos citar: Mãe Djanira, Mãe Lourdes, Mãe Cedy, Pai Werner, Pai Danilo, Mãe Laci e Pai Ademir, todos já falecidos. Entre os vivos e com maior tempo de religião podemos citar: Mãe Juraci, Mara e Mãe Ione. A Umbanda no município passa a ser mais conhecida por ocasião das procissões de Iemanjá com início em 1978 conduzidas por Mãe Mara e Pai Ademir, procissões estas que ocorreram ate metade dos anos 80, retornando em 1995, quando do assentamento da imagem de Iemanjá na Praia do encontro, doada pelo então prefeito Zildo Zippel. Em 2002 a Delegacia Regional da Afroconesul através de seu delegado Pai Isaac realiza o Primeiro Mega Troféu Gran Luz. Em 2003 é realizada a primeira sessão solene alusiva a Umbanda, na Câmara de Vereadores, proposição do então vereador Claudiomar. Em 2005 é criado por iniciativa do então prefeito Paulo Borba o Conselho Afro Umbandista de São jerônimo, o qual teve Pai Batista como presidente de julho/2005 à janeiro/2010. Em setembro de 2005 é criada atraves de proposição do então vereador Claudiomar a Semana da Umbanda em São Jerônimo. Em janeiro de 2006 é realizada a primeira Conferência Afro Umbandista no município, em novembro do mesmo ano é realizada a primeira Semana da Umbanda do município. Como podemos ver a Umbanda recebe destaque no município, quebrando desta forma e com os referidos eventos certos tabus e preconceitos, o que para nós umbandistas é de extrema importãncia.

domingo, 6 de junho de 2010

UMBANDA


Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

HISTÓRIA E SINCRETISMO

As raízes da Umbanda são difusas. Entretanto, podemos afirmar que ela foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Antes disso, já havia, de fato, o trabalho de guias (pretos velhos, caboclos, crianças, exus, etc), assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de Umbanda.

Nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apontavam semelhanças com rituais afros eram perseguidas, os terreiros destruídos e os praticantes presos.

Em 1945, José Álvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de Umbanda fundadas inicialmente pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, obteve junto ao Congresso Nacional a legalização da prática da Umbanda.

A partir dai, muitas tendas cujos rituais não seguiam o recomendado pelo fundador da religião, passaram a dizer-se umbandistas, de forma a fugir da perseguição policial. Foi aí que a religião começou a perder seus contornos bem definidos e a misturar-se com outros tipos de manifestações religiosas. De tal forma que hoje a Umbanda genuína é praticada em pouquíssimas casas.

Hoje, existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências que utilizam a palavra Umbanda, como as indígenas (Umbanda de Caboclo), as africanas (Umbandomblé, Umbanda traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a "Umbanda popular", onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de santos católicos aos orixás africanos) é muito comum.

Mantém-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candomblé dos escravos, por uma questão de tradição, pois antigamente fazia-se necessário como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido.

Há discordância sobre as cores votivas de cada orixá conforme o local do Brasil e a tradição seguida por seus seguidores. Da mesma forma quanto ao Santo sincretizado a cada orixá.

Apresentação


Queridos (as) Amigos (as), criei este blog com a intenção de interagir com pessoas adeptas e curiosas aos cultos de Umbanda. Este espaço servirá para que eu possa passar um pouco do Reino de Iansã e Ogum, terreiro do qual sou fundador e dirigente desde o ano de 1996. Meu ingresso nos cultos de Umbanda se deu no ano de 1983, pelas mãos do saudoso Pai Paulinho de Ogum da Lua, da cidade de Charqueadas, desde então passei a trabalhar com minha mentira espiritual Mãe Iansã. Além de minha rica mãe espiritual, conto ainda com a Preta Velha Vó Rita, a pomba Gira Cigana e Exu Sete Cruzeiros e a Cosme Mariazinha. Posso dizer a todos que é uma satisfação ter a Umbanda por religião, que hoje realmente não sei viver fora dela, pois com ela cresci, amadureci muito em minha vida através de seus ensinamentos, enfim a Umbanda é a luz de minha vida. Agradeço a Deus, aos Orixás, Caboclos, Pretos Velhos, Cosmes e Exus por existirem e me darem a oportunidade de tê-los ao meu lado.